quinta-feira, 29 de março de 2012

Hospital de Redenção realiza primeiro transplante do interior da Amazônia


O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, foi o primeiro do interior da Amazônia Legal a realizar um transplante renal. A cirurgia aconteceu nesta quarta-feira, 28. O transplantado foi o comerciante Anival Simão Ângelo, de 44 anos, que já fazia hemodiálise a mais de um ano. Anival é morador de Orilândia do Norte.

O doador é Clésio de Jesus Ribeiro Borges, 32 anos, casado com a irmã do transplantado. Em razão de não ser paciente o HRPA formalizou solicitação de autorização de cirurgia ao judiciário, Ministério Público, comissão de ética médica. Perguntado porque resolveu doar, Clésio disse que “Ele é meu amigo de longa data, temos um excelente relacionamento, me comovi com a situação e não agüentava mais ver o sofrimento”.
Para o transplante o HRPA adquiriu material cirúrgico específico fazendo aquisição de medicamentos próprios para transplantes, imunossupressores. Também encaminhou para treinamento em São Paulo 2 médicos radiologistas, 2 enfermeiras e 1 instrumentador. Os médicos cirurgiões e nefrologistas já tinham ampla experiência em transplante renal. Foram adquiridos software de radiologia para aprimorar diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário