quinta-feira, 29 de março de 2012

MEC transforma Uniceuma em universidade


O ensino superior do Maranhão ganhou mais uma unidade de ensino superior. Portaria do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, credenciou O Centro de Ensino Integrado do Maranhão (Ceuma) em universidade brasileira. A agora Universidade Ceuma havia recebido parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).
Uniceuma virou universidade após 22 anos de sua fundação. Fotos: Divulgação
O CNE/MEC aprovou no dia 9 de novembro de 2011, por unanimidade, o processo de credenciamento. Nesta quarta-feira, o ministro da Educação assinou a portaria que credenciou a instituição como a primeira e única universidade particular do Estado.
Com o novo credenciamento, o Uniceuma passa a se chamar Universidade Ceuma e poderá dar continuidade ao seu projeto pedagógico de ampliar a oferta de vagas no ensino superior, principalmente, no interior do Maranhão.
“É reconhecimento da qualidade da instituição, que aumenta a nossa responsabilidade de ajudar a melhoria o ensino superior no estado. O credenciamento da instituição como universidade vem coroar o esforço dos professores, funcionários que ao longo 22 anos construíram na formação de profissionais qualificados para servir a sociedade onde estamos inseridos”, afirmou o reitor  Marcos Barros.
Atualmente, o Uniceuma oferece mais de 34 cursos de graduação, 33 cursos de especialização, dois programas de mestrado e dois doutorados. A instituição comemora este ano 22 anos de fundação. Para celebrar o título de universidade, o reitor Marcos Barros está programando uma série de atividades que terá seu ponto alto no dia 9 de abril.
O último Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), aponta o Uniceuma como o 61º lugar no ranking nacional de alunos presenciais matriculados. A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) vem em seguida com 16.228 alunos matriculados na 63º posição no ranking nacional e 2º lugar na estadual. A Uema surge no ranking na 96ª posição com 11.729.
Números
O Uniceuma não é grande apenas em número de alunos. Com quatro campi (Renascença, Cohama, Anil e Bacabal – Unidade e ensino a Distância EaD), a instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em bacharelado, licenciaturas e tecnólogos. A biblioteca possui um acervo de mais de 160 mil volumes.
Vista aérea do Campus do Uniceuma, no bairro do Renascença, em São Luís
Ao longo de duas décadas, a instituição graduou 22.311 profissionais nas áreas da saúde, humanas, licenciaturas e tecnológicas. E pós-graduou 1.123 profissionais nas áreas da saúde, tecnológicas, humanas e licenciaturas.
A instituição de ensino surgiu com o nome de Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), constituído em março de 1989, com status de Associação Cultural e Educativa. Em 9 de abril  do ano seguinte, foi ministrada a aula inaugural, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng. A aula foi presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury. Assim nasceu o primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão.
Em novembro de 1991, foram constituídas as Faculdades Integradas do Ceuma (Ficeuma), resultante da unificação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, Ciências Contábeis e Economia de São Luís e de Ciências Jurídicas e Administrativas de São Luís, constituindo um sistema integrado conforme Parecer do Conselho Federal de Educação (CFE) Nº 106/91, de novembro de 1991.
Na época, a instituição oferecia os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Letras e Pedagogia. Em setembro de 2000, foi credenciado o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) por transformação das Faculdades Integradas do Ceuma, por meio de Decreto Presidencial de 27 de setembro de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário