Clarissa Carramilo
Do G1 MA
O arquiteto Oscar Niemeyer deixou marcas do seu trabalho em São Luís. A Praça Maria Aragão, no Centro, foi desenhada pelo ícone da arquitetura, que morreu às 21h55 dessa quarta-feira (5), aos 104 anos, no Rio de Janeiro.
A praça foi inaugurada em 24 de junho de 2004. Na época, um dos principais jornais da capital descreveu a estrutura da praça como "um projeto que é dotado de estruturas com grandes balanços e curvas monumentais, desenvolvidas com lajes duplas nervuradas, nas quais foram utilizados materiais de alta tecnologia".
Foto: Biné Morais
Praça Maria Aragão, em São Luís, foi desenhada por Oscar Niemeyer
O local conta com o Memorial Maria Aragão, que abriga objetos pessoais e fotos da médica maranhense. Amiga pessoal do arquiteto, Maria Aragão era ativista do Partido Comunista, sendo reconhecida na política maranhense pelas lutas contra o regime militar na década de 60. A médica iniciou sua carreira como pediatra no Rio de Janeiro, onde se formou, mas fez carreira como ginecologista em São Luís.
O espaço costuma ser palco das principais festas e manifestações populares da cidade. Com uma acústica privilegiada, o local também é utilizado para apresentações de concertos de música clássica e shows em geral, além de exposições e feiras.
Em nota, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, afirmou que a morte de Niemeyer, aos 104 anos, representa uma grande perda não só para o Brasil, mas para todo o mundo, pelas obras que deixou e que mudaram o conceito da arquitetura. "Perdemos um homem de visão, que dedicou 70 anos de sua vida a projetar e realizar obras que vão ficar eternizadas na história, como a Praça Maria Aragão, em São Luís, criação desse grande gênio que enche os moradores da cidade de orgulho", declarou a governadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário