terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fraudadores de concurso da Segurança do MA aparecem entre aprovados


Do Atual7
Marcado por tentativas de fraude, o concurso público para preenchimento 2.379 vagas na Policia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão pode voltar a ser alvo de novas investigações.
Antônio Ferreira Lima Sobrinho, preso como mentor da quadrilha. Foto: Mauro Wagner/SSP
Antônio Ferreira Lima Sobrinho, preso como mentor da quadrilha. Foto: Mauro Wagner/SSP
No início do mês de dezembro, investigações do Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil do Maranhão chegaram ao funcionário do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Pindaré, Antônio Ferreira Lima Sobrinho, o ‘Concurseiro’. Ele foi preso pelos crimes de formação de quadrilha, tentativa de fraude e falsidade ideológica. Segundo a SSP, Antonio Ferreira teria utilizado documentação falsa no ato da inscrição com o nome de Samuel Fernandes de Carvalho.
‘Concurseiro’ é apontado como mentor da tentativa de fraude no concurso público para a área da Segurança do Maranhão. Ele tem aprovação vários concursos Públicos. A polícia acredita que todos de forma fraudulenta. Antônio Ferreira já foi aprovado no concurso do IFMA de 2006; no concurso da Prefeitura de Santa Luzia; concurso do Banco do Brasil de 2011; Prefeitura de Igarapé do Meio em 2008, concurso da Prefeitura de Bom Jardim, no cargo de Professor; concurso para a Prefeitura de São José do Ribamar em 2011, para Guarda Municipal; no Concurso de Formação de Oficiais da Polícia Militar no Pará; para o concurso dos Correios de 2008, para Técnico Administrativo; concurso para os Correios em 2011, para Operador de Triagem; concurso do Banco do Nordeste de 2011, no concurso do IFMA de 2011, CAEMA de 2006, e; concurso do Ministério da Fazenda de 2008.
Além de Antonio Ferreira, a Polícia prendeu, também, Wemerson Abreu Castro, que teria ficado encarregado de coordenar as ações fraudulentas em São Luís, além de cooptar uma série de pessoas para participar da fraude. Outras pessoas também foram identificadas como beneficiárias da ação fraudulenta. Segundo a SSP, todas foram sumariamente eliminadas do concurso, porém não é o que diz o resultado dos aprovados.
Samuel Fernandes de Carvalho aparece entre os aprovados para o cargo de Soldado Combatente. Foto: Reprodução
Samuel Fernandes de Carvalho aparece entre os aprovados para o cargo de Soldado Combatente. Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (19), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pelos Concursos da área da Segurança no Maranhão, anunciou, em seu site oficial, o resultado preliminar das provas objetivas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Tanto o nome de Samuel Fernandes de Carvalho, como o de Wemerson Abreu Castro aparecem entre os aprovados. O resultado é assinado pelo secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim.
Samuel Fernandes de Carvalho aparece entre os aprovados para o cargo de Soldado Combatente, para lotação em Pedreiras; Wemerson Abreu Castro para o cargo de Soldado PM Música – Trompetista, com lotação para São Luís.
Wemerson Abreu Castro para o cargo de Soldado PM Música – Trompetista, com lotação para São Luís. Foto: Reprodução
Wemerson Abreu Castro para o cargo de Soldado PM Música – Trompetista, com lotação para São Luís. Foto: Reprodução

O Atual7 chegou a cogitar a possibilidade dos nomes do fraudadores serem, na verdade, o mesmo de outras pessoas aprovadas no concurso. Porém seria coincidência demais, já que os nomes aparecem somente uma vez no resultado.
Se, de acordo com Secretaria de Estado de Segurança Pública, estes e os outros membros da quadrilha foram eliminados do concurso, porque a FGV divulgou então os seus nomes no resultado preliminar?
Com a palavra, o diretor de qualidade da Fundação Getúlio Vargas, Francisco Torres, e o secretário de Segurança, Aluísio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário