segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CRM-MA vai entrar na Justiça para não registrar médicos estrangeiros

G1MA
Presidente do CRM-MA, Abdon Murad
Presidente do CRM-MA, Abdon Murad
O Conselho Regional de Medicina do Maranhão deve entrar, na próxima segunda-feira (26) com uma ação na Justiça Federal para que não seja obrigado a registrar estes profissionais no Maranhão. A informação foi passada pelo presidente do CRM, Dr. Abdon Murad, em entrevista ao repórter Giovanni Spinucci.
De acordo com Dr. Abdon Murad, o CRM é contra a vinda de profissionais de outros países que não fizeram a prova de revalidação do diploma.
“O Conselho Regional de Medicina do Maranhão não vai aceitar a vinda ilegal de médicos estrangeiros. Estamos anunciando que não vamos aceitar porque é uma maneira ilegal de introduzir médicos no mercado de trabalho. O médico estrangeiro que vier pra cá tem que fazer a revalidação do seu diploma. A meneira ilegal que o governo federal está trazendo esses médicos deve ser contestada na Justiça pelo Brasil todo porque agride a população, que vai ter um médico não qualificado, agride os próprios médicos porque vai promover uma concorrência ilegal, e vai promover um efeito agressivo à Justiça, tanto trabalhista, porque os cubanos vão ser trazidos em regime de escravidão, quanto à Justiça Federal, já que o dinheiro do SUS não pode ser usado para pagar pessoas ilegalmente, não pode ser usado para pagar os gastos desses médicos aqui no Brasil. Então, tudo é ilegal. O governo federal está promovendo um desmanche da saúde pública no nosso país. Os médicos brasileiros não têm medo de interior, mas eles só podem ir para onde existirem condições de trabalho”, declarou Abdon Murad.
O programa Mais Médicos, do governo federal, deve enviar 37 profissionais para trabalhar em 19 cidades e um distrito sanitário indígena do Maranhão, de acordo com o Ministério da Saúde. 35 médicos são brasileiros, os outros dois tem o registro profissional do exterior. A previsão é de que eles comecem a trabalhar em setembro.
O Maranhão tem o pior índice de médicos do país. Enquanto a média nacional é de dois médicos para mil habitantes, a do Estado não chega nem a metade disso (0,7%). Segundo o CRMA existem cerca de 5.200 médicos no Estado, 60% deles estão no interior. Os três cursos de medicina, dois em São Luís e um no município de Caxias, formam, aproximadamente, 200 profissionais por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário