quinta-feira, 15 de março de 2012

Aumenta a pressão por lei contra mototaxistas traficantes


Mototaxistas perderão perder o alvará caso sejam condenados por tráfico de drogas.
15/03/2012 - Redação

Parado há quase um ano na Câmara Municipal de Imperatriz, o projeto de lei N° 011/2011, de autoria do vereador Rildo de Oliveira Amaral, voltou a ganhar força nos últimos dias. Pelos termos do projeto, todos os taxistas, mototaxistas ou seus respectivos substitutos que usam os veículos perderão o alvará caso sejam envolvidos e condenados por tráfico de drogas e entorpecentes. 

Em discurso na manhã de terça-feira (13), Rildo voltou a defender que o projeto seja posto em votação e aprovado. A celeridade do projeto se tornou mais urgente depois das prisões de dois mototaxistas na semana passada por suspeitas de envolvimento com o crime. “Minha motivação para a criação desse projeto, e a cobraça agora, é o alto índice, comprovado pelas últimas notícias, de pessoas que possuem ou alugam o alvará de mototaxi e o utilizam de forma errônea”, explicou o vereador. De acordo com os números da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o serviço tem 650 mototaxistas credenciados, porém o número de alvarás é quase o dobro, mais de 1.200, entre titulares e substitutos.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Imperatriz, Francisco Aragão Viveiros, alerta que nos próximos dias estará reunindo uma comissão para cobrar maior fiscalização da Setran, que é responsável pela emissão dos alvarás. “A nossa comissão vai procurar o secretário J. Ribamar e questionar por que ele nunca ter se manifestou sobre a grande onda de crimes praticados por mototaxistas que se aproveitam da profissão para traficar drogas e manchar a reputação da categoria”, afirmou Aragão.

Para Aragão, é uma questão de honra para o sindicato da categoria ver punidos os envolvidos em tráfico de drogas. Ele disse à reportagem que alguns mototaxistas têm sido constantemente abordados e questionados se possuem drogas para a venda. “Nós precisamos limpar isso, queremos recuperar o respeito da sociedade pelos mototaxistas”, indigna-se Aragão.

A comissão de mototaxistas também se reunirá com o vereador Rildo Amaral para discutir o andamento do projeto de lei. Aragão admitiu que, se preciso, reunirá parte da categoria e fará um manifesto na Câmara pedindo que o projeto que cassa o alvará dos condenados seja aprovado em regime de urgência. “O que não pode é as coisas continuarem como estão. Os culpados devem ser punidos e os alvarás devem mesmo ser cassados”, concluiu Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário