quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Morre Seu "Lunga", sucateiro que se tornou um personagem da cultura nordestina

O comerciante Joaquim dos Santos Rodrigues, o " Seu Lunga" foi enterrado em Juazeiro do Norte
O comerciante Joaquim dos Santos Rodrigues, o ” Seu Lunga” foi enterrado em Juazeiro do Norte
Do blog do Maycon Alves (Zé Doca e Região)
O comerciante Joaquim dos Santos Rodrigues, o “Seu Lunga” foi enterrado no fim da tarde deste domingo (23) no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Seu “Lunga” morreu no sábado (22) aos 87 anos, no Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Barbalha, em decorrência de um câncer de esôfago. O sepultamento teve a presença dos familiares de centenas de pessoas, conhecedoras da história de Joaquim dos Santos, que ficou conhecido pelas respostas ao pé da letra.
No prédio onde ”Seu Lunga” mantinha uma sucata as portas estavam fechadas e com um sinal de luto. A morte de Joaquim dos Santos atraiu admiradores da cidade de Parnaíba-PI, que foram até a casa onde ele morava e viram no portão a notícia triste. O aposentado Antônio Bezerra ficou supreso com o falecimento do cearense. ” A morte de seu lunga deixou muita gente surpresa”, concluiu. Seu “Lunga” costumava acompanhar e até discusar em velórios e enterros de amigos e parentes. Pétalas de rosas foram  jogadas durante o cortejo do morador ilustre de Juazeiro do Norte.
Biografia
Poeta, repentista e comerciante, “Seu Lunga” nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri. Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte. Recebeu de uma vizinha o apelido de ”Calunga” que, com o tempo foi reduzido para “Lunga”. Era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário