domingo, 19 de agosto de 2012

Ataque funciona, e Grêmio goleia o Figueirense


Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Foi o Grêmio que vestiu preto, mas é o Figueirense que tem motivos para estar de luto no Brasileirão. Na estreia do novo uniforme do clube gaúcho, o catarinense não só foi massacrado na goleada por 4 a 0 como se viu em situação complicada neste Brasileirão 2012. São 11 derrotas, a lanterna e um ambiente que beira a crise. Os gols tricolores foram marcados por Leandro, duas vezes, Elano e André Lima.
Bem diferente do significado da vitória, em um domingo de sol, com bom público no Olímpico, ao Tricolor. Além da recuperação da derrota para a Portuguesa, se manteve no G-4 pela nona rodada seguida. E começa a semana Gre-Nal com a certeza de continuar na frente do rival – o Inter não poderá ultrapassá-lo independentemente do resultado deste domingo diante da Portuguesa.
As duas equipes, agora, terão semanas diferentes em preparação à última rodada do primeiro turno. O Grêmio enfrenta o Coritiba, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no jogo de volta da segunda fase da Sul-Americana. No domingo, às 16h, desafiará o Colorado no Beira-Rio. Mesmo dia e horário em que o Figueira tentará a recuperação ao receber o Coritiba.
No primeiro tempo, 2 a 0 foi pouco
O que dizer de um primeiro tempo com oito chances de gol, duas bolas na trave, dois gols anulados e dois validados? Faltaram adjetivos para descrever a atuação do Grêmio. Neste panorama, porém, até correu riscos e demorou para abrir o placar.
Caio, aos nove, e Aloisio, aos 25, assustaram Marcelo Grohe. Ambos livres na área, desperdiçaram chances claras. Sem nada a mais a apresentar, a não ser uma série de erros de marcação, o que explica a campanha irregular, o Figueira foi presa fácil.
Zé Roberto e Leandro marcaram em impedimento. Marcelo Moreno acertou duas bolas na trave, uma delas em jogada de meia-bicicleta. Elano e Leandro ainda pecaram em finalizações após boas tramas ofensivas. A superioridade seria transformada em vantagem a partir do momento em que o centroavante virou garçom.
Aos 35, Anderson Pico lançou Moreno. Os dois tabelaram, e o centroavante descobriu Elano livre na área: 1 a 0. Com outro lançamento, cinco minutos depois, de Elano, Moreno avançou pela esquerda e serviu Leandro: 2 a 0.
Gol cedo, administração no fim
O intervalo foi de mudança. Hélio dos Anjos trocou por atacado. Fez as três substituições, porém, nada deu certo. Quatro minutos depois, o Grêmio faria o terceiro. De novo com Leandro, e mais uma vez, em assistência de Moreno.
Com a vantagem no placar, o Grêmio administrou a partida. Vanderlei Luxemburgo sacou a dupla de meias Elano e Zé Roberto. A partida continuou sem chances, embora boas tabelas, especialmente do Grêmio. E em uma delas, saiu o quarto. Marco Antonio serviu Marquinhos, que bateu para defesa do goleiro. No rebote, André Lima mandou para as redes. E foi só. Uma bela vitória para acabar com o tabu de nove anos sem derrota o Figueirense no Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário