quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Em jogo disputado, Fluminense e Corinthians ficam no empate


Foto: Dhavid Normando / Photocamera
RIO DE JANEIRO - O duelo entre os dois últimos campeões brasileiros terminou empatado em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, graças a dois atacantes que se transformaram em desafetos no ano passado, quando eram companheiros de clube. Fred, agora artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 10 gols, e Emerson marcaram para Fluminense e Corinthians, respectivamente, em confronto quente, cercado de lances mais pesados, cartões e discussões entre os jogadores em campo.
Sábado, contra o Figueirense, lanterna do Brasileiro, em Florianópolis, o Fluminense segue sua perseguição ao Atlético-MG, líder, um ponto à frente e com um jogo a menos. Já o Corinthians, depois do empate com o vice-líder, agora terá a missão de enfrentar o Atlético-MG, no Pacaembu, domingo.
O Fluminense mostrou um bom futebol contra o Corinthians, principalmente nos primeiros 30 minutos de jogo. Com um toque de bola envolvente e a velocidade de Wellington Nem, o time conseguia abrir espaços na defesa. A primeira grande chance da partida, inclusive, saiu dos pés do atacante, que recebeu ótimo passe de cabeça de Wagner dentro da área, mas parou em grande defesa de Cássio, aos 17 minutos do primeiro tempo.
Mas o resultado no primeiro tempo acabou sendo construído no melhor estilo Corinthians de vencer seus jogos. Com uma defesa forte, desde o meio do campo, procurava neutralizar as principais armas do Fluminense, estabelecidas na criatividade do trio formado por Thiago Neves, Wagner e Wellington Nem. Apesar do bom começo, aos poucos, eles foram sendo dominados por seus marcadores.
Em um jogo quente, com entradas fortes, na maioria das vezes protagonizadas por Emerson, tanto a favor quanto contra, a dificuldade em se aproximar da área adversária e criar jogadas de ataque aumentava a cada minuto. Um erro nesse caso poderia custar caro. E foi o que aconteceu. Aos 36, Wagner perdeu a bola para Ralf no campo de defesa e o volante tocou para Emerson chutar de esquerda e contar com o desvio em Gum para abrir o placar no Engenhão.
Pivô de uma saída conturbada do clube em 2011, Emerson não provocou com gestos ou declarações o Fluminense depois de fazer o gol. Colocou as mãos no rosto, como costuma fazer. Depois de abrir o placar, até ele diminuiu o nível de adrenalina nos minutos finais do primeiro tempo para amenizar o combate em campo, ficando vítima apenas das vaias dos torcedores do Fluminense.
No campo, o Corinthians continuou com seu trabalho de sempre no segundo tempo e o Fluminense viveu o mesmo sofrimento para conseguir criar jogadas de ataque. Numa boa troca de passes, Jean lançou Bruno, que cruou para Wellington Nem cabecear com perigo, aos 15 minutos, por cima do gol defendido por Cássio.
Com a clara dificuldade para atacar, o técnico Abel fez uma mudança drástica no time do Fluminense. Ele colocou Rafael Sobis no lugar do zagueiro Gum, que já havia sido advertido com cartão amarelo, e abriu o time, recuando Edinho para a zaga central. A mudança não teve o impacto esperado, mas ainda assim ajudou a criar a primeira oportunidade de Fred no jogo, em ótima cabeçada, que Cássio espalmou, aos 26 minutos.
A resposta de Tite para a ousadia de Abel foi a entrada de mais um volante. Ele colocou Edenílson no lugar de Emerson para reforçar ainda mais a defesa do Corinthians para segurar o resultado. Mas não foi suficiente. Em lance de posicionamente de goleador nato, Fred salvou o Fluminense, aos 37, empatando o jogo e assumindo a artilharia isolada da competição, com 10 gols, impedindo seu desafeto Emerson de sair de campo festejando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário