sábado, 27 de abril de 2013

Empresários do ramo da soja em Balsas envolvidos em receptação de carretas roubadas


Investigadores lotados na 11ª Delegacia Regional de Balsas, com apoio da Polícia Civil do Piauí, recuperaram dois veículos roubados naquele município. Segundo informações policiais, o caminhão Scania R420, de placas NID 4707 e o semirreboque Bitrem tanque, de placas ODZ 0725, ambos de Piauí e de propriedade da empresa Cacique foram roubados no último dia (17), por volta das 18h na BR-343, próximo a cidade de Floriano, no Piauí. As apreensões ocorreram no início da semana.
De acordo com o delegado Eduardo Galvão, titular da Regional de Balsas, o motorista que transportava a carreta, disse que dois homens armados o abordaram na altura do KM-583. A vítima contou ainda que permaneceu amarrada no mato às margens da rodovia, sendo vigiada por um dos assaltantes, enquanto o outro fugia com o caminhão. A Polícia já identificou que uma caminhonete Toyota Elas SW4, prata, de placas JSG 5415, foi usada para dar apoio aos assaltantes.
Na madrugada do dia 18, o motorista foi liberado ás margens da BR. Após ser socorrido ele se deslocou até a cidade de Floriano-PI, onde registrou a ocorrência. A partir da troca de informações entre a Polícias do Maranhão e Piauí foram iniciadas as diligências para localizar os veículos. O primeiro veículo a ser encontrado foi o semirreboque. O carro estava escondido na cidade de São Domingos do Azeitão e estava sem os pneus.
Já no dia 21, a polícia teve informações de que o caminhão Scania estaria sendo utilizado no povoado Batavo, município de Balsas. De posse dos detalhes, policiais civis de Balsas e da polícia piauiense se deslocaram até aquele povoado, onde o caminhão foi localizado e apreendido. O veículo estava sendo utilizado pela empresa Trans Amanda, representada naquele povoado por Jacob Luis Rodrigues da Silva, de 61 anos.
No momento da abordagem, o caminhão estava em poder de Debete do Nascimento Costa, de 25 anos. O caminhão apreendido estava puxando uma carreta Bitrem para o transporte de soja, sendo que os pneus que estavam na carreta foram reconhecidos pelo motorista que foi vítima na ação criminosa. A identificação foi possível, pois pneus apresentam um número de referência que comprova quem foi o comprador.
“Quando recuperamos o primeiro caminhão, nossas equipes policiais encontraram outro caminhão Scania 420, também da empresa Trans Amanda, suspeito de ser produto de crime. Este veículo foi encaminhado ao DP de Balsas, onde foi constatado que também está com o número do chassis adulterado”, contou o delegado titular da regional de Balsas.
Debete do Nascimento foi conduzido ao distrito policial e autuado pelo crime de receptação.
Já Jacob da Silva ao perceber a presença das equipes policiais, empreendeu fuga na caminhonete Toyota Hilux SW4 para a cidade de Carolina. Ele foi preso minutos depois e recambiado para Balsas, onde foi autuado em flagrante pelo crime de Receptação Qualificada.
Jacob Luis Rodrigues da Silva foi preso na Operação Pegazus, da Polícia Federal, em Curitiba, em 2011. Na época, ele e o filho, identificado como Cleverson José Rodrigues da Silva, foram acusados de integrarem uma quadrilha especializada em roubo de veículos.
A representante da empresa Scania, em Balsas, foi informou que o chassis do caminhão havia sido adulterado. O caminhão apreendido será periciado pelo Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim).
Equipes da Polícia Civil ainda permanecem no povoado Batavo para localizar mais cinco caminhões pertencentes a Trans Amanda que estão prestando serviços de transporte de soja na região. A meta é identificar se os veículos são produtos de roubo. A Polícia Civil realiza diligências a fim de localizar os outros envolvidos nos roubos e na receptação dos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário