sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

Os bancários maranhenses entraram em greve por tempo indeterminado, em todo o Maranhão. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada no último dia 12 de setembro, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), no Centro de São Luís. A paralisação segue o posicionamento nacional da categoria e atinge bancos públicos e privados.
grevebanc19092013-300x225
Em assembleia realizada nessa quarta-feira (18), os bancários definiram os últimos detalhes do movimento. Ficou determinado que, às 10h da manhã desta quinta-feira, será realizado ato público em frente à agência de um banco público da Praça Deodoro, na capital maranhense, com intuito de intensificar as discussões sobre as reivindicações dos bancários.

Em Imperatriz, a regional do sindicato informou, ontem, a adesão ao movimento grevista a partir dessa quinta-feira. Na cidade, também, haverá manifestação em frente as agências, além da distribuição de panfletos e passeatas pelas ruas com faixas.
A greve é em resposta à “intransigência” dos banqueiros e do governo federal, que, segundo a categoria, ignoraram as reivindicações dos bancários. A eles, foi oferecido 6,1% de aumento na última rodada de negociação, ocorrida no dia 5 de setembro. O índice é considerado insatisfatório pelo sindicato.
Além de reajuste, os trabalhadores querem avanços nas demais pautas, como: Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, piso do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – R$ 2.860,21 –, reposição das perdas salariais, isonomia, contratação de mais bancários, saúde, segurança, respeito à “Lei das Filas”, dentre outras reivindicações.
 (Com informações do Imirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário