sábado, 14 de junho de 2014

Idosa de 71 anos passa em 1º lugar para curso na UFMA

A professora aposentada diz sentir-se feliz em poder servir de incentivo para outras pessoas estudarem
A professora aposentada diz sentir-se feliz em poder servir de incentivo para outras pessoas estudarem
“Espero que eu sirva de exemplo para outras pessoas da minha idade”, diz Conceição de Maria Schalcher, 71 anos de idade, ao conversar sobre sua aprovação em 1º lugar para o curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Natural de Guimarães (MA), ela conta que concluiu os estudos em 1985, quando se mudou para São Luís onde concluiu a Escola Normal.
Aposentada, ela tem feito um esforço para se manter em atividade. “Se parar, a doença encosta”, comenta. Ela revela que, além de cuidar da casa onde mora com seus dois filhos, também procura fazer sempre algum tipo de exercício físico e ler revistas sobre atualidades. Talvez tenha sido esse hábito de leitura que ajudou Conceição a tirar nota 880 na redação do Enem, motivo de orgulho para a aposentada, que afirma ter confiado na escrita como um de seus pontos mais fortes.
Esta será o primeiro curso superior de Conceição, que revela ter decidido prestar o Enem por uma questão de realização pessoal. A aposentada conta que não é tão familiarizada com as ferramentas da Internet, mas já comprou um notebook para auxiliar seus estudos quando as aulas na universidade começarem.
Processo de preparação
Antes de fazer a prova, Conceição contou com apenas quatro meses de preparação. Ao procurar um curso preparatório, conseguiu uma bolsa integral. Segundo ela, o segredo foi prestar bastante atenção às aulas do cursinho. “Eu ficava olhando para adolescentes que não estavam nem aí, no celular, namorando, conversando, mas eu estava atenta”, relembra a aposentada. Por isso, ela diz esperar que sua vitória sirva de incentivo não só a outros idosos, mas também aos mais jovens.
Mãe de dois filhos, um de 39 e outro de 41, Conceição diz que sempre tentou estimulá-los a seguir adiante nos estudos. No entanto, nenhum deles conseguiu vaga em curso superior. Segundo a aposentada, também é para eles que ela espera ter dado exemplo.
Expectativa para o futuro
Questionada sobre a ansiedade de começar a faculdade, Conceição dispara: “Espero que eu me adapte”. A aposentada, e agora estudante de Letras, diz que espera se dar bem com os professores e os outros alunos da turma. Por enquanto, ela espera o início das aulas e já recebe o carinho de familiares, amigos e colegas de cursinho, que a veem como verdadeiro símbolo de superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário