domingo, 29 de junho de 2014

Saiba qual o impacto da decisão de Sarney em não disputar eleições para o cenário político

José Sarney passando vista na guarda, durante cerimônia no Congresso Nacional. Casa esta que presidiu por quatro vezes
José Sarney passando vista na guarda, durante cerimônia no Congresso Nacional. Casa esta que presidiu por quatro vezes
De Pinheiro para o Brasil. O maranhense que entrou para a história do país anunciou, na última semana, que não disputará mais cargos eletivos. O cansaço dos quase sessenta anos de vida pública fez com que José Sarney repensasse a sua permanência na disputa de eleições.
Considerado um mito por ter percorrido várias esferas de poder, Sarney , aos 84 anos de idade, resolveu encerrar as disputas eletivas cumprindo o seu mandato enquanto senador pelo Amapá.
História
A sua trajetória começou logo em 1955, quando estreou na Câmara dos Deputados aos 25 anos. Ele ainda teve pela frente mais duas legislaturas como deputado federal, até o ano de 1965, quando foi eleito governador do estado do Maranhão, com 60% dos votos válidos.
Logo após cumprir o seu mandato de governador, José Sarney foi eleito senador pelo Maranhão. E assim o fez por duas vezes, até 1985, ano em que assumiu a presidência da República, logo após 21 anos de regime ditatorial no país.
Como foi o primeiro presidente após a ditadura no Brasil, à José Sarney coube a tarefa de fazer a transição democrática do Brasil. Em entrevista ao jornal O Imparcial no ano passado, José Sarney declarou que os resultados obtidos com a estadia dele na presidência da República, muito o confortam.
“Após 28 anos de ter assumido a Presidência da República, confortam-me os resultados que obtivemos: a instauração de uma das maiores e mais poderosas democracias, o maior clima de liberdades que já teve este País, os melhores avanços na área dos direitos individuais e civis, bem como a implantação de direitos sociais que até então não existiam e passaram a ser o carro-chefe das preocupações dos Governos seguintes”, disse o senador.
Na oportunidade, José Sarney citou alguns benefícios ocorridos durante o exercício na Presidência, que o consagraram como um governador democrata. “Para citar algumas delas, recordo a maior de todas: a universalização da saúde. No Brasil, apenas trabalhadores com carteira assinada tinham direito ao benefício da assistência à saúde, custeado pelo Estado. Hoje, depois do meu Governo, todos os brasileiros passaram a ter direito a esse benefício, uma conquista coberta do nascimento até a morte”, lembrou o ex-presidente.
José Sarney lembrou que a sua gestão enquanto presidente da República foi marcada por relevantes conquistas sociais, sendo tal afirmativa confirmada por cientistas sociais. “Os estudiosos da história recente da democracia no mundo ressaltam que a mudança mais profunda feita no Brasil foi a realizada durante o meu Governo. E também que a nossa Constituição é a que mais tempo passou sem ruptura na História da República”, disse Sarney.
Sarney fora da política?
Muitos parlamentares maranhenses, que possuem certo grau de amizade pessoal com José Sarney, declararam que ele já vinha demonstrando sinais de que gostaria de deixar a política. O deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB), que por muitos anos fez parte do mesmo grupo político de Sarney, afirmou que ele já afirmava essa vontade. “Eu tenho uma amizade muito grande, que não se mistura com política partidária. Ele tem essa vontade essa desde dezembro do ano passado. Ele é a pessoa mais indicada para saber se deve continuar ou não”, disse.
Cutrim afirmou que José Sarney tem uma história relevante para o país, visto sua longevidade na vida pública, mas ressaltou que tudo tem a sua época. “Ele é o político de maior longevidade no Maranhão ou mesmo no Brasil. Tem uma história muito relevante. Tudo tem sua época, a vida vai passando em gerações”, declarou.
O deputado Marcos Caldas (PRB) afirmou que o ex-presidente José Sarney deu grande contribuição para o Brasil e para o Maranhão. “O presidente Sarney deu uma grande contribuição para o Brasil e para o Maranhão. Não tem um político maranhense que não admire o Sarney, que tem uma trajetória política muito bonita, de vencedor”, ressaltou.
Apesar de afirmar toda a admiração, Caldas defendeu o direito ao descanso do senador. “Ele tem todo o direito de descansar e ficar perto de sua família. Eu também teria esse mesmo pensamento”, afirmou.
O deputado Magno Bacelar disse que tem esperanças de que ele volte atrás da decisão noticiada e que o país precisa dele neste momento. “Eu particularmente torço para que ele continue no Senado Federal. Ele é competente e o país precisa de Sarney, neste momento”, declarou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), ressaltou que José Sarney tem a experiência suficiente para ter o discernimento sobre a permanência na vida política. “É um homem que tem uma vida longa na política e deu contribuições inestimáveis ao Maranhão e ao país. São muitos mandatos, ele tem direito a essa privacidade. Um homem de 84 anos sabe o momento de parar”, assegurou.
Arnaldo Melo também lamentou a notícia de aposentadoria de José Sarney e disse esperar que ele continue colaborando com o desenvolvimento do país. “Pessoalmente eu lamento que um homem com o conhecimento e experiência que ele tem pare suas atividades. Gostaria que mesmo que não dispute um mandato eletivo, que ele continue ajudando os estados brasileiros, ele é um homem estadista”, defendeu o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário