quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desarticulado, em São Luís, o “Primeiro Comando do Maranhão”


O Serviço de Inteligência da Polícia Militar prendeu hoje três traficantes que integram o Primeiro Comando do Maranhão (PCM), facção criminosa com ligações com organizações de outros estados, principalmente o Primeiro Comando da Capital (PCC), famoso por promover uma série de atos de violência em São Paulo, como chacinas, rebeliões, incêndios em ônibus, entre outros crimes.
Armas, munição, celulares e documentos apreendidos em poder de membros do PCM
Armas, munição, celulares e documentos apreendidos em poder de membros do PCM
Por volta das 6h desta terça-feira, foi capturado, na Vila Conceição, bairro próximo ao Alto do Calhau, Fábio Bezerra Sousa Cortes, vulgo Paulista, 33 anos. O acusado já havia sido preso antes com 50 kg de maconha, no Terminal Rodoviário de São Luís, e continuava traficando. Também foram para a cadeia Jarisson Sá Almeida, o Senzala, 37 anos, e Jheyrison Pereira da Silva, vulgo Diego, 20.
Os dois primeiros moram na própria Vila Conceição e o terceiro reside no São Bernardo. O trio foi encaminhado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima.
Traficantes e autores de vários outros delitos, os três se auto-intitulam membros do PCM, facção criminosa que ficou conhecida por ameaças dirigidas a policiais civis e militares de São Luís e até mesmo ao ex-superintendente de Polícia Civil da Capital e atual secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa.
Com o trio, foram apreendidos dois tabletes de maconha prensada com aproximadamente 3,6 kg, 300 gramas de maconha avulsa, cinco pedras de crack, 22 cartuchos de espingarda calibre 12, um revólver Taurus calibre 38, com numeração raspada e seis munições intactas, três celulares e um maçarico.
Bonde do 40
Na mesma operação, foram presos Alysson Pedrosa Santos, o Galego, 24 anos, morador da Vila Bacanga, Stefanny Ribeiro Nunes, 24, traficante e ex-presidiária residente na Vila Passos, e Ronecyr Louzeiro Reis, moradora do conjunto Roseana Sarney, em Paço do Lumiar, mulher do traficante Allan Kardec, membro do Bonde do 40, outra organização criminosa conhecida por promover o terror nos bairros da capital onde atua.
Além de homens do Serviço de Inteligência da PM, participaram da operação policiais do 1º, 6º, 8º e 9º BPMs, além de guarnições do Batalhão de Choque.
A ação policial foi considerada extremamente proveitosa, pois tirou das ruas criminosos altamente nocivos à sociedade, cuja atuação vinha fortalecendo o crime organizado não só em São Luís, mas em outras regiões do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário