quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Amigo de Washington é condenado por compra de votos no mensalão


Washington ao lado do seu amigo Zé Dirceu
Washington ao lado do seu amigo Zé Dirceu
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, amigo do candidato derrotado Washington Oliveira, foi condenado ontem, 9, por compra de votos no mensalão.
O ministro Marco Aurélio Mello deu o sexto voto pela condenação por corrupção ativa de Zé Dirceu formando a maioria no Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Dirceu, também foram condenados pela maioria o ex-presidente do PT José Genoíno e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Marcos Valério, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos e o ex-advogado da agência Rogério Tolentino também foram condenados por este mesmo crime.
O julgamento deste capítulo será retomado hoje, 10, com os votos de Celso de Mello e do presidente Carlos Ayres Britto.
Responsável por dar o voto que selou a condenação do homem forte do governo Lula, Marco Aurélio iniciou sua abordagem dizendo não ser possível acreditar que Delúbio tivesse montado um esquema dessa proporção sem o conhecimento da cúpula partidária.
Zé Dirceu depois da votação
Zé Dirceu depois da votação
O ministro destacou as relações de Dirceu com os outros réus. Deu especial atenção ao fato de a ex-mulher dele Ângela Saragoza ter conseguido um financiamento imobiliário no banco Rural, ter sido contratada pelo banco BMG e vendido um apartamento a Tolentino. Todas essas ações aconteceram com envolvidos no esquema.
Ele destacou que Genoino assinou em nome do PT um dos empréstimos do esquema. Ressaltou que o ex-presidente do partido também participava de reuniões em que eram discutidos temas dos acordos políticos e que também se debatia ajuda financeira. Por esses motivos, para Marco Aurélio, não seria possível que Genoino não soubesse do esquema.
Dos dez réus julgados neste capítulo apenas dois foram absolvidos. Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes, foi inocentado pelos oito ministros que já votaram. Geiza Dias, ex-funcionária de Valério, recebeu sete votos favoráveis. Até agora, apenas Marco Aurélio Mello a condenou por entender que ela seria a autora material da corrupção, ainda que não fosse autora intelectual da ação.
Com informações do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário