terça-feira, 2 de outubro de 2012

SSP apresenta bando acusado de participação em assaltos
























O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, apresentou na tarde desta segunda-feira, em São Luis, detalhes da operação deflagrada na última sexta-feira (28), quando foram feitas as prisões de cinco pessoas envolvidas em assaltos no Maranhão. A ação foi coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com o apoio da Delegacia Regional de Imperatriz, a Polícia Militar de Godofredo Viana e o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O bando, segundo a Polícia, tem participação em diversos assaltos ocorridos no interior do Maranhão, principalmente, a agências bancárias e em arrombamentos a caixas eletrônicos na Região Tocantina. Eles são suspeitos, ainda, de planejar um assalto à mineradora Aurizona, em Godofredo Viana, onde pretendiam subtrair 350 quilos de ouro condicionados na empresa.

O bando foi apresentado pelo secretário, na tarde desta segunda-feira (1º), na sede da Secretaria de Segurança Pública. 

ASSALTANTES PRESOS

Ivo Sousa Silva, conhecido como “Ivo do Maranhão”, 43 anos, natural de Barra do Corda. Preso em Godofredo Viana, é apontado como líder do bando e de alta periculosidade. Também é acusado de envolvimento em assaltos a agências bancárias do Maranhão, Pará e Tocantins.

José Diniz Andrade, o “prego”, 41 anos, natural de Imperatriz, é proprietário de um caminhão e foi recrutado por Ivo Maranhão para realizar o transporte das armas, dos explosivos, bem como do dinheiro obtido com o roubo. Tem participação no assalto ao banco de Santa Helena (MA), em 2012. 

Antônio Joel dos Santos Conceição, 22 anos, de São Mateus, era encarregado de armazenar e cuidar dos armamentos. Antônio Carlos Sousa Benta, conhecido como “Nego”, 39 anos, natural de Canarana (BA). Foi recrutado por Ivo Maranhão, sendo integrante do PCC, com antecedentes de roubo e porte de arma na cidade de São Paulo.

Gustavo Alves Feitosa, o “Gugu”, 29 anos, de Imperatriz. Também integrante do PCC, com vários antecedentes de roubo, porte de arma e receptação, nas cidades de São Paulo, Bauru, Osasco e Guarulhos.

Ivo Maranhão tem participação direta em assaltos a bancos com utilização de bananas de dinamite em várias cidades (como Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Davinópolis, Senador La Rocque, Ribamar Fiquene e duas vezes em Amarante) e com uso de maçaricos (Porto Franco e Governador Edison Lobão).

De acordo com a polícia, tem ligações fortes fora do Nordeste, inclusive com o PCC em São Paulo. 

MATERIAL APREENDIDO 

Com o bando, foi apreendido farta quantidade de armamentos. Em poder de Ivo Maranhão, foi encontrado um rifle calibre 22, apreendido no momento da abordagem; uma agenda contendo anotações com informações sobre a mineradora, um mapa e o endereço de uma chácara no povoado Lagoa Verde, em Imperatriz.

Na chácara, onde foi preso o restante do grupo, foram apreendidos: 34 quilos de explosivo nitropento; 50 espoletas para detonação; 1 rolo de cordel explosivo detonante; 1 rolo de pavio de pólvora; 3 fuzis; 1 metralhadora 9 milímetros; 2 escopetas calibre 12; 1 rifle puma calibre 38; 2 pistolas calibre 40; 1 pistola 9 mm; 1 pistola 380; 1rifle calibre 22; e diversas munições; 1 bloqueador de sinal de celular; 1 rádio que escaneava a frequência da polícia; uma lancha e uma motocicleta. Todos foram autuados pelos criminais de formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de explosivos e receptação de veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário