quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dos 18 deputados federais, cinco devem voltar em 2015


Numa roda hoje, no café da Câmara Federal, quatro deputados analisavam a performance da bancada federal e as chances de retorno dos que buscarão a reeleição em 2014.
Para os analistas parlamentares maranhenses, são fracas as chances da maioria da bancada em Brasília. Boa parte perdeu as eleições em diversos municípios, agora, em 2012. Vamos às análises:
Professor Sétimo Waquim perdeu seu maior reduto eleitoral, a cidade de Timon, onde a esposa Socorro Waquim ainda é prefeita e seu candidato foi derrotado. Deixou de ganhar em outras quatro cidades em que os prefeitos derrotados nestas eleições lhe deram apoio em 2010.
Waldir Maranhão se elegeu com a estrutura da máquina estadual, por ter sido secretário e substituído por apoiadores. Tem reeleição complicada. Seu candidato na capital, o ex-prefeito Tadeu Palácio, teve resultado pífio na disputa. O partido dele, o PP, não elegeu nenhum vereador em São Luís.
Pedro Novais, que chegou a ser ministro do Turismo, e saiu do cargo debaixo de escândalos, tem contra si, também, a questão da idade. A família decidiu que ele deve voltar pra casa e vestir o pijama.
Nice Lobão não será mais candidata, mas se fosse estaria reeleita. A saúde não permite mais que siga na vida pública.
Ribamar Alves se elegeu prefeito em seu município, Santa Inês.
Carlos Brandão perdeu em seu principal reduto, a cidade de Colinas, assim como em São Luís, e em outros cinco municípios.
Cléber Verde, apesar de ter o controle da Secretaria de Pesca, não tem anzol, isca e nem chances, até porque a pasta é extraordinária e não tem recursos. Perdeu em São Luís, onde apoiou Castelo, e em mais oito municípios, além de ter rompido com o deputado Edson Araújo.
Hélio Santos tem chances, mas vai depender do resultado do STF, no caso da eleição de Açailândia, onde foi eleita a ficha suja Gleide Santos, sua adversária.
Domingos Dutra talvez nem concorra mais a um mandato, pois suas chances são difíceis por causa da avalanche de candidatos nas suas áreas.
Davizinho perdeu em quase todos os municípios da Região Sul do Maranhão e não terá a sacola cheia do seu PR.
Zé Vieira se acabou de vez. Perdeu na sua região e, principalmente, em Bacabal. Deve deixar a vida pública.
Lourival Mendes tem mínimas chances, embora tenha feito a filha Luciana Mendes como vereadora na capital. Não terá o apoio de dezenas de cabos eleitorais, inclusive evangélicos, com os quais assumiu compromissos de que os apoiaria em São Luís.
Edivaldo Holanda Júnior foi eleito prefeito de São Luís e não concorrerá em 2014 à reeleição para deputado.
Com chances reais de reeleição, caso o pleito fosse amanhã, figuram Sarney Filho, Pinto da Itamaraty, Pedro Fernandes, Gastão Vieira e Alberto Filho, além do suplente no exercício do cargo, Francisco Escórcio
Além disso, no grupo da governadora existem nomes pesados que irão entrar na disputa, como Gustavo Amorim (genro de Roseana), Hildo Rocha, Fernando Fialho e Trinchão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário