sexta-feira, 26 de outubro de 2012

No sufoco, Fluminense vence Coritiba e fica perto do título


Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.
RIO DE JANEIRO - O Fluminense está cada vez mais próximo da taça de campeão brasileiro de 2012. Depois de perder para o vice-líder Atlético-MG e ver as esperanças do rival crescerem, o Tricolor derrotou o Coritiba por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Engenhão, chegou a 72 pontos e abriu novamente nove de distância na liderança, mas agora com apenas cinco jogos para o fim do Brasileirão. Quem brilhou na noite tricolor foi o jovem atacante Wellington Nem, que marcou o primeiro gol e ainda fez a jogada do marcado por Thiago Neves.
No fim do jogo, o time paranense, que estacionou nos 42 pontos, sufocou o líder, diminuiu com Everton Ribeiro, mas teve a invencibilidade de seis partidas quebrada para delírio da torcida tricolor, que compareceu em bom número ao estádio. A renda somou R$ 613.805, para um público pagante de 29.994 pessoas (33.975 presentes). Na 33ª rodada, o Tricolor enfrentará o São Paulo, dia 4 de novembro, domingo, às 17h (de Brasília), no Morumbi. O Coxa recebe o Atlético-MG, no Couto Pereira, em Curitiba, às 19h30m do mesmo dia.
A vitória voltou a deixar o Flu com folga no topo da tabela de classificação, e o Atlético-MG, que só joga na próxima quarta, contra o Flamengo, já não preocupa tanto o artilheiro Fred, que alerta para a equipe não tomar mais tantos sustos.
- Não estamos nem pensando no Atlético-MG. Estamos tentando fazer a nossa parte. Está na hora de a nossa equipe amadurecer mais, não sofrer tanto nos jogos. Era para ter acabado no primeiro tempo, mas a gente acabou não conseguindo fazer isso. Que sirva de aprendizado, mas está todo mundo de parabéns.
Apesar da derrota, Everton Ribeiro, autor do gol do Coritiba, considerou boa a atuação da sua equipe:
- Nosso time não teve medo de jogar contra o líder. Jogamos de igual para igual. Eles acertaram nas finalizações, e nós acabamos pecando. Mas isso não nos desanima.
O jogo
Incentivado por um Engenhão cheio de tricolores entusiasmados, o Fluminense começou a partida tentando sufocar o Coritiba. Logo a um minuto, Thiago Neves cobrou falta da direita, sem ângulo, e jogou a bola no travessão. O Coritiba, no entanto, não ficou acuado e andou rondando a área adversária. O problema das duas equipes ficou evidenciado com o passar do tempo: os erros de passes. E foi numa bobeada de Deivid na saída de bola do time paranaense que Wellington Nem avançou, livrou-se de Escudero, penetrou na área e tocou por baixo de Vanderlei para abrir o marcador, aos 15. Delírio tricolor no Engenhão.
O gol animou o time da casa, que quatro minutos depois teve boa oportunidade com Jean, mas Vanderlei conseguiu cortar com o pé esquerdo para escanteio. A postura ofensiva do Coxa, na verdade, facilitava a vida tricolor, que encontrava espaços para penetrar na atrapalhada defesa adversária sem tantas dificuldades. Aos 28, Fred completou bem de cabeça um cruzamento de Carlinhos, e o goleiro do Coritiba fez grande defesa, evitando o segundo gol. A superioridade tricolor estava estampada nos números: com meia hora de jogo, o time do Paraná havia desferido seu primeiro chute a gol, quando a equipe carioca já havia finalizado oito vezes.
Com Lincoln organizando as jogadas pelo meio, o Coxa cresceu a partir dos 30 e teve chances de reação. O grande perigo é que a defesa ficou exposta aos contra-ataques. Aos 38, Rafinha teve boa chance após tabela com Deivid, mas chutou muito mal, para fora. Um minuto depois, Lucas Claro recebeu livre na área, pelo lado direito, dominou e chutou forte, mas lá estava Cavalieri para defender com as pernas, de forma esquisita.
Num contragolpe, aos 41, Wellington Nem fez grande jogada na área, mas acabou tendo o toque com endereço certo abafado por Vanderlei. Um minuto depois o atacante tricolor perdeu nova chance ao demorar a chutar. Aos 46, o Coritiba voltou a ameaçar, em ótima chance desperdiçada por Everton Ribeiro, que em vez de dominar a bola lançada por Rafinha quis chutar de primeira e furou, facilitando a vida de Cavalieri.
Nem faz grande jogada no segundo. Flu leva gol e sufoco no fim
O Coxa retornou com disposição para empatar, mas quase leva o segundo gol, aos três. Após tabela com Nem, Fred chutou mascado de dentro da área, e Vanderlei espalmou com dificuldades para escanteio. A torcida tricolor não parava de cantar. O jogo era aberto, mas era o time da casa que criava as melhores oportunidades. Logo depois de levar cartão amarelo por falta dura em Rafinha, Deco pediu para ser substituído, e Abel mandou Wagner a campo, aos 13.
Pouco depois, Jean fez grande jogada individual e serviu a Nem, que na área chutou cruzado, pela linha de fundo. A saída de Deco deixou o Tricolor meio desnorteado. O Coxa tinha mais posse de bola, geralmente no setor ofensivo, mas arrematava pouco. No entanto, Everton Ribeiro, aos 23, arriscou de longe e Cavalieri fez defesa estranha a escanteio.
Mas o Flu é um time traiçoeiro. Atrai a presa para dar o bote na hora que ela pensa estar com o domínio da situação. E o segundo gol surgiu justamente no momento em que a equipe paranaense estava melhor em campo. Num contra-ataque, Nem fez grande jogada pela direita e cruzou na cabeça de Thiago Neves, que, sem Vanderlei por perto, só teve o trabalho de empurrar a bola para a rede. A festa tricolor só aumentou.
Porém, o Coxa continuou desperdiçando chances: aos 32, Luccas Claro cabeceou para Lincoln, que, livre na pequena área, pegou mal na bola e jogou para fora. Logo depois, tocou bem por cima de Cavalieri, mas Bruno, numa bicicleta sensacional, salvou quase em cima da linha. Mais um minuto, Lincoln deu um drible espetacular em Gum e chutou forte, mas o goleiro do Flu socou a bola para escanteio.
De tanto insistir, o Coritiba conseguiu diminuir, aos 35. Rafinha reebeu livre na direita, serviu a Deivid, que chutou em cima da zaga e de Cavalieri. A bola sobrou para Everton Ribeiro chutar com raiva no ângulo direito. Com Sobis em campo, no lugar de Thiago Neves, o Flu suportou a pressão, conseguiu segurar a bola no ataque nos minutos finais, desperdiçar algumas chances e manter os importantíssimos três pontos que fizeram a alegria de sua torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário