segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PF cumpre mandado na Dimensão Engenharia

PF na Dimensão Engenharia
PF na Dimensão Engenharia
Blog do Luis Pablo registrou o momento em que a Polícia Federal entra na poderosa Construtora Dimensão Engenharia.
Segundo as primeiras informações, a PF deu início à Operação Cartago, que tem como objetivo desarticular esquema fraudulento na carteira de financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal.
Empresário Antonio Barbosa Alencar
Empresário Antonio Barbosa Alencar
A operação consiste no cumprimento de 44 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva e sete comunicações de suspensão da função pública. Participaram da ação 121 policiais federais.
O dono da Dimensão Engenharia, Antonio Barbosa Alencar, o Barbosa, que mantém contratos exorbitantes com a Secretaria de Saúde comandada por Ricardo Murad, deverá ser conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal, no bairro da Cohama.
O Blog apurou que investigação verificou que empregados da Caixa criaram empresas fictícias em nome de parentes. Essas empresas passaram a ser contratadas pelo banco para prestar serviços como correspondentes bancários imobiliários. Embora fossem realizados diretamente pelos clientes, os contratos mencionavam as empresas como intermediárias. O esquema rendia o pagamento indevido de comissões.
Foram montados escritórios de atendimento no interior das agências bancárias, utilizando espaço físico, mesas, cadeiras e até computadores da Caixa. Os empregados dessas empresas chegaram a ter acesso às senhas restritas aos funcionários da Caixa.
Em uma única agência durante o ano de 2010, verificou-se que todos os contratos de financiamento firmados eram fraudulentos. As fraudes verificadas em várias agências da Caixa totalizaram uma movimentação superior a R$ 500 milhões.
Os criminosos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de gestão fraudulenta, estelionato, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos e sonegação fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário