quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acusado de matar jovem no Coroado é preso e confessa o crime

Heliton Mendanha Mendes, conhecido como 'Louro', de 28 anos, foi preso na manhã de ontem (16), na casa de sua mãe, no Bairro do Coroado, acusado de matar, a tiros, o jovem Jocivaldo Ferreira Lima, 26, por volta das 22h, de domingo (16), naquela comunidade. A polícia chegou ao suspeito, após a apreensão do veículo dele, uma motocicleta, na madrugada de ontem, na Vila Luizão.
O jovem foi capturado por investigadores do 2° Distrito Policial (João Paulo) e do Departamento Estadual de Combate a Narcóticos (Denarc). De acordo com o delegado Gustavo Alencar, Louro confessou ter cometido o crime, mas alegou que matou por causa de uma briga de trânsito.
Em depoimento, Heliton disse que atropelou Jocivaldo – passou o pneu da moto por cima do pé da vítima, mas que teria pedido desculpa e foi agredido com uma tapa no rosto, motivo pelo qual atirou para o alto a fim de tentar se defender. Nesse momento, a vítima teria ido para cima do acusado com um revólver calibre 38, e Louro desferiu vários tiros, que matou o jovem e fugiu. 'Não acreditamos na versão relatada pelo suspeito. Acreditamos que o crime tenha sido praticado por outros motivos, por isso, estamos investigando o caso', destacou Gustavo Alencar.
O crime foi praticado com uso de uma pistola ponto 40, mas a arma não foi apreendida. O acusado confessou à polícia ter adquirido a pistola, em Belém do Pará, há três meses, e que teria se desfeito dela depois da morte de Jocivaldo. Louro foi autuado, em flagrante, por homicídio qualificado por motivo fútil, e depois encaminhado ao Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
De acordo com populares, no momento do crime, Heliton estava acompanhado de seu irmão, Edson Mendanha Mendes, conhecido como 'Cabeça'. E que seria este último quem estava pilotando a motocicleta de Louro, veículo no qual eles fugiram pelas ruas do Coroado, ainda com a arma em punho.
Histórico de crimes – Segundo a polícia, Louro e Cabeça são sobrinhos de dois traficantes bastante conhecidos na área do Coroado e da Jordoa, João Mendanha Mendes e Mário Silva Mendes Júnior, o 'Grilo'. Cabeça inclusive foi preso junto com Mário Júnior, no dia 17 do mês de junho, do ano passado, por homens do Serviço de Inteligência do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tendo sido autuado em flagrante por posse ilegal de arma e munições.
Louro, por sua vez, teve sua última prisão registrada no dia 19 de setembro, de 2008, na 2ª Travessa da União, casa 12, Jordoa, sob a acusação de comercializar drogas. Na ocasião, ele também foi capturado por investigadores do Denarc e tinha em seu poder 200 gramas de maconha, 600 gramas de merla, além de uma faca pequena. Helinton foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Ainda no histórico criminoso de Louro e Cabeça constam mais dois homicídios, cometidos também no Coroado, tendo como vítima dois irmãos moradores daquele bairro. No dia 9 de setembro, de 2009, eles mataram o marchante (distribuidor de carne bovina) Raimundo Ferreira Gomes Neto, de 37 anos, com um tiro de revólver na cabeça, por volta das 14h30.
Raimundo Ferreira Gomes Neto morava na Rua Dr. Carlos Macieira, localizada a cerca de 100 metros do local do homicídio. De acordo com moradores do Coroado, ele era irmão de um açougueiro conhecido como 'Batista', que trabalhava no Mercado Central, e que também foi assassinado pelos mesmos homens seis meses antes.
(Por Valquíria Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário