sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ex-policial civil é preso suspeito de envolvimento em roubo de joias

Dois policiais militares do 9° Batalhão também são acusados e estão foragidos

POR VALQUÍRIA FERREIRA

Uma equipe de investigadores da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prendeu o ex-policial civil Leonard Lopes da Silva, de 35 anos, acusado de ser o autor intelectual do roubo a um vendedor de joias, ocorrido na última sexta-feira (13), no Bairro da Cidade Operária. Dois policiais militares do 9° Batalhão também são suspeitos de participarem diretamente do crime, fazendo a abordagem à vítima.

A polícia chegou até o ex-policial por meio da própria vítima, Leonardo Bruno Silva Rodrigues, de 30 anos, que denunciou a prática do crime. O vendedor de joias relatou à Seic que no dia do roubo, cometido por cerca de três homens, todos armados com revólver e pistola, ele havia sido chamado para ir à casa de Leonard, pois este estaria interessado em comprar joias caras.

Antes de sair da residência do ex-policial, como contou Leonardo Bruno, Leornard teria recebido vários telefonemas no qual ele se comunicava dizendo que chegaria ao local em 10 minutos, o que poderia ser um código para avisar aos demais quando a vítima iria sair.

Leonardo foi assaltado assim que saiu da casa do acusado, tendo sido levada uma quantidade de joias avaliadas em cerca de R$ 500 mil. Em seguida, os assaltantes fugiram em um veículo Fiesta branco, e em uma motocicleta.

Após a denúncia da vítima, os policiais da Seic deram início às investigações, e no sábado fizeram a detenção de César Júnior de Sousa, de 33 anos, proprietário do veículo que teria sido usado no dia do roubo. De acordo com o superintendente da Seic, delegado Augusto Barros, César foi ouvido e depois liberado, mas como havia fortes evidências de ele ter participado do crime, foi solicitada a prisão preventiva do suspeito. Sendo que, no domingo (14), César foi preso em virtude do mandado de prisão. Com o suspeito, a polícia recuperou uma parte da mercadoria roubada, que estava escondida na casa dele.

O delegado Augusto Barros também solicitou a prisão do ex-policial, que foi concedida somente nesta semana, tendo ele sido capturado na quarta-feira (18). Com Leonard, foi localizada outra parte da mercadoria. As joias recuperadas são avaliadas em cerca de R$ 150 mil. Os suspeitos estão presos em uma unidade do Sistema Prisional da Capital, mas o superintendente não quis informar em qual, para garantir a segurança dos custodiados.

Mais dois PMs bandidos – Durante as investigações, a polícia descobriu o envolvimento de dois policiais militares, cabo Wellington de Jesus Costa e soldado Talles Enésio Campos Almeida, ambos lotados no 9° Batalhão de Polícia Militar, localizado na Vila Palmeira. De acordo com Augusto Barros, os dois tiveram suas prisões preventivas decretadas e, como não foram localizados, são considerados foragidos; além de contra eles existirem medidas disciplinares na Polícia Militar.

Segundo o superintendente, o cabo Wellington estava de escala para trabalho ontem, mas não compareceu. E que o soldado Talles Enésio deverá comparecer ao posto de trabalho hoje (20). 'Caso eles não apareçam, podem ser desertados no período de oito dias', informou.

O caso continua sendo investigado, e mais dois homens estão sendo procurados; eles foram identificados como Neto e Othon. A polícia não descarta a participação de outros policiais militares no crime.

César Júnior e Leonard Lopes vão responder pelos crimes de formação de quadrilha armada e roubo a mão armada. As armas usadas no crime não foram apreendidas. Leonard Lopes foi expulso da polícia em 2007, após disparar um tiro na cabeça de um preso identificado apenas como 'Pingo', na Cidade Operária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário