terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Madeira e Ildon Marques aparecem empatados



Pela chefia do poder executivo, Madeira e Ildon já se enfrentaram 3 vezes: 1996, 2000 e 2008.

Um deles, Ildon Marques de Sousa, está fora da prefeitura há 3 anos e um mês, já governou a cidade por breve período de intervenção estadual e por dois mandatos conquistados nas urnas. O outro, Sebastião Torres Madeira, foi quatro vezes deputado federal e disputou 4 vezes (até ganhar) o cargo de prefeito da cidade. 

O peemedebista disputou as quatro últimas eleições para a prefeitura de Imperatriz, ganhou duas e perdeu as reeleições, enquanto o tucano foi candidato em 1992, 1996, 2000 e 2008, vencendo a última. 

Pela chefia do poder executivo da segunda maior cidade do estado, Madeira e Ildon já se enfrentaram 3 vezes, 1996, 2000 e 2008. O quarto combate está marcado para o dia 7 de outubro próximo. Desta vez em posições invertidas, Madeira no poder e Ildon na oposição, o confronto que pelo número de ocorrência já é recorde na história regional começa com os dois pré-­candidatos tecnicamente empatados, Ildon com 44,4% e Madeira com 43,0% (a variação admitida pela Escutec é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos).

O prefeito Sebastião Madeira começa a sua luta contra a maldição da não reeleição em terras imperatrizenses brigando com um considerável índice de rejeição, 31,3%, 5,4 pontos percentuais a mais que a de Ildon Marques. 

A Escutec testou a disposição do imperatrizense de, enfim, reconduzir o seu prefeito, em dois formatos de sondagens. Na primeira perguntou ao eleitor se ele é a favor ou contra a tentativa de reeleição de Sebastião Madeira e aí se deparou com uma divisão quase perfeita de gente que quer e de gente que não quer, 43,4% a 43,3%. 

Na segunda tentativa fez a clássica pergunta, sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, tendo na relação de pré-­candidatos todos aqueles que apareceram nas citações espontâneas. Madeira foi o mais citado. 

Mas se o fator rejeição pesa contra o atual prefeito, o fato de Imperatriz ainda não ter 200 mil eleitores e, portanto, não ter segundo turno, o aparecimento de mais candidatos na disputa funciona contra Ildon Marques: Pastor Porto, com 12,9%; Carlinhos Amorim, com 9% e Edmilson Sanches, com 8,8%, tiram mais de Ildon do que de Madeira, deixando o tucano 2,8% a frente do peemedebista, a rigor dentro da faixa de empate técnico. 

Quando o cenário sugerido ao eleitor elimina o pastor Porto e o deputado Carlinhos Amorim, apoiadores naturais de Madeira, aí é Ildon Marques quem se beneficia, agregando mais do que o atual prefeito. 

A Escutec também buscou ver a eleição sem a participação de Ildon Marques, num imaginário confronto entre o atual prefeito e o vereador comunista Edmilson Sanches. Madeira ficaria nos 44,9% enquanto Sanches subiria para os 38,5%, a 0,4% além do que determinaria o empate técnico de 6 pontos percentuais (3% a mais para Edmilson Sanches e 3% a menos para Madeira). Este é único cenário que por enquanto garante a primeira reeleição de um prefeito na história de Imperatriz. 

Escutec ouviu 603 eleitores

A pesquisa ouviu 603 pessoas nos dias 21, 22 e 23 deste mês e foi registrada no TRE/MA no dia 26 último, estando liberada para publicação nesta terça-feira (31). Foi encomendada pela A4 Serviços e Entretenimentos. 

A Escutec esterve em 35 bairros e a metodologia aplicada dá ao trabalho um intervalo de confiança de 95% e admite variação, para mais ou para menos, de 3 pontos percentuais.
















A pesquisa foi registrada no TRE/MA sob o protocolo 003/2012 fonte jornal correio popular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário