quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

João Alberto recusa ida para Secretaria de Segurança

O senador licenciado e secretário João Alberto Souza (Projetos Especiais) recusou um apelo da governadora Roseana Sarney para assumir a Secretaria de Segurança. “Eu pulei lá fora”, disse ele a uma fonte do blog.

Joao Alberto prefere ficar na Secretaria de Projetos Especiais
Apesar de realizar um bom trabalho, o secretário Aluísio Mendes é alvo constante de “conspirações” políticas e de membros da própria polícia. O ex-titular da pasta, deputado Raimundo Cutrim (PSD), já fez três discursos na Assembleia criticando o sucessor.
Roseana, que está em viagem particular a Paris, pretende anunciar a reforma no secretariado até antes do Carnaval.
Um dos alvos das mudanças deve ser o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, cuja atuação é criticada por toda classe política e setores do governo. Ele pode ser transferido para uma pasta mais técnica como a Educação, onde talvez seja o único a ter “estômago” para trabalhar com algumas adjuntas “incrustadas” na secretaria há anos.
Aliados da governadora lembram como possível substituto o empresário e ex-chefe da própria Casa Civil, João Abreu. Ele deixou a pasta em 2010 bem avaliado visando a disputa por uma vaga no Senado, sem sucesso.
No caso da saída de Luis Fernando, João Bernardo Bringel (Educação) seria deslocado para a Secretaria de Planejamento. Ele foi durante oito anos secretário-executivo (espécie de ministro de fato) do Ministério do Planejamento.
Alvo também de críticas no próprio governo e na classe política, o secretário Fábio Gondim (Planejamento) poderá ter de assumir a representação do Governo do Maranhão no Distrito Federal.
Com avaliação em baixa, o secretário Chico Gomes (Desenvolvimento Social) pode ter de deixar o cargo. A intenção da governadora é fazer o retorno do suplente à Assembleia. Nesse cenário, um deputado terá de assumir a secretaria para abrir a vaga. No entanto, Chico Gomes sonha mesmo em ser candidato a prefeito de Viana.
Espécie de “curinga” da administração, Olga Simão (ex-secretária particular, chefe da Casa Civil e Educação) poderá ser sacada da Ciência e Tecnologia. Contadora, nunca se encaixou no perfil ideal para comandar a pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário