quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Imperatriz: Ibope indica que Madeira permanece na liderança


SÃO LUÍS - O segundo levantamento sobre as próximas eleições para a Prefeitura de Imperatriz, realizado pelo Ibope Inteligência em parceria com a TV Mirante entre os dias 17 e 19 de setembro, indica que o atual prefeito Madeira (PSDB) permanece na liderança, mas suas intenções de voto recuam de 58% para 47% nesta rodada, enquanto as menções à candidata Rosangela (DEM) crescem de 15% para 28%. Os demais candidatos continuam no mesmo patamar observado na pesquisa realizada entre os dias 20 e 22 de agosto: Carlinhos Amorim (PDT) tem 6% das intenções de voto (estava com 11% na rodada anterior) e Justino Filho (PTC) 2%, enquanto Major Melo (PSOL), Adalberto (PT) e Kleber Miranda (PSB) recebem 1% das menções cada. Os nomes dos candidatos Aluisio Melo (PCB) e Wilson Leite (PSTU), embora constassem no disco apresentado aos entrevistados, não foram citados por nenhum deles. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 3% e aqueles que não sabem ou não opinam somam 11%.
Votos válidos
Quando considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), Madeira tem 55% das intenções de voto, Rosangela 33% e Carlinhos Amorim 7%. Os candidatos Adalberto, Justino Filho e Major Melo obtêm 2% das menções cada e Kleber Miranda 1%.
Destaques por segmentos
As intenções de voto em Madeira recuam em todos os segmentos analisados, enquanto as menções à Rosangela aumentam em todos. A parcela de eleitores que declaram intenção de votar no candidato do PSDB cai principalmente entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos (passam de 62% para 46% nesta rodada), enquanto aumentam as menções à candidata do DEM entre os entrevistados com mais de 50 anos (passam de 13% para 32%). Quando analisada a escolaridade do eleitorado, o recuo nas intenções de voto em Madeira é pequeno apenas entre aqueles com nível superior (oscila 5 pontos porcentuais para baixo e agora possui 51% das menções), enquanto nos demais níveis de escolaridade decresce entre 12 e 14 pontos porcentuais. Quando analisada a renda dos entrevistados, as intenções de voto em Rosangela crescem principalmente entre aqueles com renda entre mais de 1 a 2 salários mínimos (passa de 14% para 33% desde a primeira rodada). Neste mesmo segmento o decréscimo das intenções de voto em Madeira é mais acentuado (passa de 61% para 46%). As menções ao candidato Carlinhos Amorim também recuam em vários segmentos, principalmente entre os eleitores com renda menor que 1 salário mínimo, no qual decrescem de 19% para 4%.
Espontânea
Na pergunta espontânea de intenção de voto, feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, 46% dos entrevistados declaram a intenção de votar em Madeira (8 pontos porcentuais a menos que na primeira rodada), enquanto 26% mencionam Rosangela (13 pontos porcentuais a mais nesta rodada). Carlinhos Amorim obtém 4% das menções, Adalberto, Justino Filho, Kleber Miranda e Major Melo recebem 1% das intenções cada, enquanto Aluisio Melo não atinge essa parcela do eleitorado. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 4% e aqueles que não sabem ou não opinam somam 15%.
Expectativa de vitória
Independente da intenção de voto declarada, para 69% do eleitorado Madeira será reeleito, enquanto 21% acreditam na vitória da candidata do DEM. Aqueles que não sabem ou não opinam somam 7% dos entrevistado.
Rejeição
Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, cresce em 12 pontos porcentuais a parcela do eleitorado que não votaria no candidato Justino Filho (38%). Os demais candidatos à prefeitura mantêm os índices de rejeição no mesmo patamar observado na última rodada, variando entre 12% e 19%. Lembrando que nessa pergunta o entrevistado pode citar mais de um candidato. Os eleitores que declaram poder votar em qualquer um dos candidatos somam 4%, enquanto 11% não sabem ou preferem não opinar.
Avaliação da administração municipal
A administração do Prefeito Sebastião Madeira é avaliada como ótima ou boa por 51% dos eleitores, regular por 26% (antes eram 31%) e ruim ou péssima por 19% (antes eram 12%). A atual gestão é aprovada por 73% dos entrevistados e desaprovada por 24% deles.
Na percepção dos eleitores de Imperatriz, as áreas mais problemáticas do município continuam sendo saúde, citada por 69% dos entrevistados (antes eram 60%), calçamento de ruas e avenidas (43%) e educação (37%). Nesta pergunta, os entrevistados podem citar até três áreas em que o município apresenta mais problemas.
Avaliação das administrações estadual e federal. A avaliação da administração da Governadora Roseana Sarney apresenta menor desempenho quando comparada à ultima rodada: A parcela do eleitorado que a avalia com ruim ou péssima cresce de 24% para 38%, enquanto aqueles que a consideram ótima ou boa recuou de 41% para 33% e regular de 34% para 25%.
Por sua vez, a avaliação da administração da Presidente Dilma Rousseff permanece estável: é avaliada como ótima ou boa por 81% dos entrevistados, regular por 16% e ruim ou péssima por 3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário